Economista fala sobre rumos econômicos em Santa Catarina e São Lourenço do Oeste

Capa notícia Economista fala sobre rumos econômicos em Santa Catarina e São Lourenço do Oeste

Na noite desta quinta-feira (09), no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), empresários participaram de uma conversa com o economista da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Leonardo Alonso Rodrigues. Na pauta, “Os rumos da economia e seus impactos para Santa Catarina – ênfase em São Lourenço do Oeste”.

Durante a fala, Rodrigues trouxe informações e dados sobre a economia nos últimos oito anos, traçou algumas tendências e cenários futuros e provocou um olhar para a reversão da crise que, segundo ele, está em curso. “A gente fica atrelado a economia brasileira, mas não se enxerga neste contexto. Por isso, trouxemos dados e informações relacionadas ao Estado e aos municípios da região”, registra.

Embora defenda a existência de um movimento de reversão da crise, o economista chama a atenção para os principais riscos e desafios. “Nós temos ainda um cenário político bem conturbado, efeitos externos – economia americana e europeia –, finanças públicas – que tem um déficit muito grande –, reformas e desemprego. Precisamos ficar atentos a esses fatores”, disse ele lembrando que é preciso estar preparado para não ser surpreendido.

Frisando que a Acislo faz o seu papel, ou seja, traz informações ao empresariado, Aldo Luiz Pan, presidente da associação, afirma que esse tipo de conversa abre a visão do empresariado, pois mostra uma visão mais regionalizada. “São informações oficiais onde vemos que os números estão melhorando. Isso nos dá uma perspectiva de que a economia está entrando nos trilhos”. Pan concorda que a participação do governo é importante, quando deixa o empresário trabalhar e concede linhas de crédito para investimento, contudo, alega que o empresário precisa acreditar e ter confiança. “Se isso ocorrer, a economia volta a crescer, gerando emprego e renda como é o esperado”, finaliza. 

O encontro contou com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.”
Publicada em 10/11/2017

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Protagonismo de jovens líderes do agro é destaque na Efaislo

A Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste (Efaislo), realizada de 05 a 08 de fevereiro no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, também foi vitrine para o protagonismo jovem n ...

Acessar notícia

Robô humanoide BenBen aproxima público da inovação no terceiro dia da Efaislo

São Lourenço do Oeste viveu, neste sábado (7), um dos momentos mais emblemáticos da 8ª edição da Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste (Efaislo). Circulando pelos corredores do Centro ...

Acessar notícia

Efaislo supera 20 mil visitantes no segundo dia e se consolida como vitrine de negócios e entretenim

A 8ª edição da Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste (Efaislo) manteve o ritmo intenso de público e negócios no segundo dia de programação. Realizada entre os dias 5 e 8 de fevereiro, ...

Acessar notícia
Whatsapp