Empresários participam de palestra sobre licenciamento ambiental

Capa notícia Empresários participam de palestra sobre licenciamento ambiental

Na noite desta terça-feira (8), no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), empresários, representantes de entidades e instituições financeiras participaram de uma palestra com o gerente regional da Fatma em Chapecó, Rafael Gasparini. A conversa abordou questões relacionadas ao licenciamento ambiental. O evento foi promovido pelas empresas Arbor Engenharia e Sustentare e teve o apoio da Acislo.

Gasparini explicou que a conversa buscou aproximar a Fatma – órgão estadual licenciador e fiscalizador das atividades ambientais – dos empresários. “Ao contrário do que se pensava antigamente, não existem lados. Quem quer proteger o meio ambiente, produzir e crescer economicamente com sustentabilidade vai precisar estar aliado a Fatma”, falou ele reforçando que a intenção era dialogar, esclarecer algumas dúvidas e contar quais são as dificuldades enfrentadas pelo órgão.

Embora a função da Fatma seja licenciar e fiscalizar, Gasparini deixou claro que no escritório de Chapecó a multa é aplicada só em últimos casos. “Primeiro é a orientação, pois no país existe um emaranhado de leis ambientais e isso não é de conhecimento geral da população – nós mesmos temos dúvidas lá no órgão ambiental, imagina na sociedade. Se houver má fé da pessoa, aí sim será feito o auto de infração e o processo crime”. Segundo ele, em muitos casos a orientação resolve.

De acordo com Mariana Pastre Pereira, da empresa Sustentare, a aproximação foi proposta, pois a legislação está sendo cobrada e muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o assunto. “Embora o Rafael tenha explanado sobre o assunto, a gente percebeu que ainda existem muitas dúvidas, pois houve várias perguntas. Nós, como consultoria ambiental, Sustentare e Arbor, estamos aqui para fazer o meio de campo para facilitar e clarear os processos”. Apesar de ainda restarem dúvidas, ela acredita que o público que participou da conversa passa a ter uma visão mais ampla sobre o licenciamento ambiental e o trabalho da Fatma.

Marlon Perazoli, da Arbor Engenharia, falou que foi uma oportunidade de os empresários, investidores e representantes de entidades de São Lourenço do Oeste e região dialogar com a Fatma e tirar muitas dúvidas. “O assunto ainda é um tabu. Muitas pessoas não querem nem ouvir falar de Fatma e licenciamento ambiental, porém, são questões que estão presentes no nosso dia a dia que merecem atenção”. Para Perazoli, a conversa “quebra o gelo” entre empresários e a Fatma. “O grupo enxergou que o Rafael é acessível e está disposto a ajudar”.


Este evento contou com o apoio financeiro da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.

Publicada em 10/08/2017

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião técnica avança tratativas para implantação de rede de gás natural em São Lourenço do Oeste

Empresários, representantes da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) e autoridades municipais participaram de uma reunião técnica sediada pela Associação Empresarial e Cultural de São Lou ...

Acessar notícia

Sindicato Simec realiza encontro com empresários do setor eletrometalmecânico em São Lourenço do Oes

Empresários do setor eletrometalmecânico da região participaram, na noite desta quinta-feira, de um encontro promovido pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Mate ...

Acessar notícia

São Lourenço do Oeste supera médias estadual e nacional na geração de empregos formais no 1º semestr

São Lourenço do Oeste encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de 446 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O vol ...

Acessar notícia
Whatsapp