Carlos Alberto dos Santos conhece estrutura da GaranteOeste/SC

Capa notícia Carlos Alberto dos Santos conhece estrutura da  GaranteOeste/SC

Além de abordar o tema “Associativismo e cooperativismo: a força dos pequenos negócios no acesso ao crédito”, nessa semana, durante palestra em São Lourenço do Oeste, o consultor do Sebrae Nacional e ex-diretor técnico da entidade, Carlos Alberto dos Santos, participou de reunião na sede da Sociedade Garantidora de Crédito (GaranteOeste/SC), em Chapecó. O encontro, que visou apresentar a estrutura e os resultados da SGC catarinense, contou com a presença do presidente Sérgio Perondi, do coordenador regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani, do representante do Comitê de Crédito Sérgio Mella, do consultor credenciado Airton Rigotto e da diretora executiva da Garanteoeste Márcia Hoepers Kleber.

De acordo com Perondi, foram aprovadas até o momento 88 cartas de crédito com valores que representam R$ 2,6 milhões de garantia da GaranteOeste/SC, juntamente com as Instituições da Cooperativa do Sicoob. Estas 88 cartas viabilizaram a liberação de recursos para as empresas no montante de R$ 3,9 milhões de crédito.

“É uma das mais novas SGCs do país, mas já demonstrou neste curto período o potencial da proposta, o que reflete o dinamismo da cultura local e, principalmente, o engajamento, seriedade e profissionalismo das lideranças envolvidas”, avaliou Carlos Alberto.

A GaranteOeste, na visão do consultor do Sebrae, tem grande potencial para oferecer aval de operação de crédito, o que facilita o acesso ao serviço financeiro e, com redução de custos. Os resultados, em apenas sete meses, mostram indicadores que superaram as expectativas.

Criada em 2014, a sociedade foi consolidada por meio da participação do Sebrae com aporte de recursos e apoio técnico da Facisc, associações comerciais e Grupo Sicoob. A instituição atua analisando projetos e pedidos de financiamentos pleiteados pelos associados, ou seja, oferece cartas de crédito como uma garantia complementar nas operações realizadas junto ao sistema financeiro.

Parmeggiani explica que entidade articulou com a participação direta da Facisc e  com os presidentes das cooperativas do Sistema Sicoob na região, a estruturação  da SGC. Além de aportar recursos para a formação do fundo garantidor, a GaranteOeste proporciona apoio técnico e financeiro para sua consolidação.

Publicada em 27/08/2015

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Sindicato Simec realiza encontro com empresários do setor eletrometalmecânico em São Lourenço do Oes

Empresários do setor eletrometalmecânico da região participaram, na noite desta quinta-feira, de um encontro promovido pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Mate ...

Acessar notícia

Obras da SC-305 entre SLO e Campo Erê avançam, mas conclusão dentro do prazo é incerta

A pavimentação da SC-305, no trecho que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê, segue em andamento e já apresenta melhorias para os usuários da via. Nesta semana, representantes da Associação ...

Acessar notícia

São Lourenço do Oeste supera médias estadual e nacional na geração de empregos formais no 1º semestr

São Lourenço do Oeste encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de 446 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O vol ...

Acessar notícia
Whatsapp